quinta-feira, 10 de junho de 2010

Na madruga

De madrugada, quando o sono não vem e você não tem outra opção, o que não ia ser escrito, acaba sendo...


2 aniversários, 2 anjos.



Me lembro como se fosse ontem, eu dormindo na inocência que só os sonhos trazem, diante de um mundo que pode mostrar uma realidade tão cruel. Seja lá qual fosse a minha devagação tranquilizante, ela foi interrompida por uma mão leve e carinhosa. Uma mão preocupada demais em ser solidária quando o desespero de uma perda há pouco havia afetado seus comandos.
O resto apaguei. Só lembro do abraço paterno e das lágrimas que escorriam descontroladamente. Acho que ficamos alí por no máximo dois minutos. No meu coração, uma eternidade.
Engraçado como a dor petrifica e eterniza alguns momentos e memórias. O amor também. A seis anos atrás, nessa data, estaríamos sentados na sala, almoçando juntos, rindo muito com as infâmias de alguns familiares, a vovó teria feito um bolo, ninguém ia comê-lo, e depois cada um ia voltar pro que estava fazendo... Se soubesse o pouco tempo que tinha teria aproveitado mais esses momentos.
Queria te ter aqui pra me levar pra comer pipoca na praça e jogar conversa fora no banquinho. Pra me empurrar na cama enquanto, eu que achava a maior graça do mundo nisso, não tinha nem força pra levantar de tanto que gargalhava. Queria ouvir sua voz mais uma vez me contando as piadinhas mais sem graças que já escutei, ou então me chamando pra assistir "A praça é nossa". Queria seu colo de volta pra me mimar do jeito que só você sabia.
Mas principalmente, e acima de tudo, queria você aqui pra ver algumas das minhas conquistas depois que se foi. Me lembro como você ficava todo bobo e orgulhoso de cada feito idiota. Era a certeza de chegar em casa e ter você e a vovó esperando com o bolo, novamente ignorado, que ela fazia.
Queria ter você aqui, pra te falar que se hoje sou o que sou, e tudo de bom que tem em mim e que adquiri durante esse tempo, eu devo em grande parte a você. Pra te dizer, Vô, que se um dia eu for um terço da pessoa que você foi já estou satisfeita. Pra te falar que você não foi só avô. Você foi pai, amigo, companheiro, protetor e hoje é ANJO.
E só o que me conforma em toda essa falta, é a certeza de que, onde quer que você esteja, vai sempre estar comigo. Porque quando você deixou esse mundo físico, deixou comigo um pedaço seu, e levou consigo um pedaço meu. O que me acalenta é saber que não foi um "adeus", apenas um "até logo".
Parabéns Vozinho, te amo. Hoje é o céu que está em festa, e celebra o nascimento do anjo mais bonito que por aí já passou.
(31/05/2010)

-Agora celebrando a vida de alguém que ainda está aqui:

Em um dia nefasto no ano de 2005
os deuses avistaram um ponto meio escuro,
no lugar do que devia ser uma alma.

A discussão teve início
e a dúvida era:
o que de tão bonito teria o poder de animar
tão partido ser?

Os mais ingênuos sugeriram presentes,
alguns gaiatos opinaram a favor de viagens pelo mundo.
Outros bem intecionados sugeriram uma paixão.

Até que, depois de muito debate, todos se calaram sem mais idéias.
Aí então, o mais sábio do deuses, aproveitando o silêncio, se pronunciou:
"Presentes acariciam o ego, mas não a alma.
Viagens te transferem fisicamente, mas não tem o poder de deslocar teu coração de uma angústia.
E a paixão, por mais bonita que seja, é chama. E assim como todas elas, um dia se apagará.
Eu digo: dê-lhem uma amizade. Que forma mais bonita de manifestação do amor já conheceram?"

Ninguém ali obtinha essa resposta. (E creio eu que até hoje não a tem)

Sem argumentos, ou melhor solução, os deuses me mandaram você.

Luz que ilumina minha alma nos dias mais obscuros, estrela que irradia calor nos dias mais frios.


Co, um dia você vai descobrir que não tem sorriso mais reconfortante que o seu, nem alma mais iluminada.
Parabéns pra você, que todos os dias, faz a vida das pessoas a sua volta, um pouco mais feliz. Dizer que te amo é um pouco redundante.
(05/06/2010)

2 comentários:

  1. Chorei. O jeito que descreve seu avô, mostra o quanto ele era (e continua sendo) um espirito avançado e querido.
    Saudades Cá.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. linda linda linda linda linda linda linda linda linda !!!! eu amei demais !
    muiiiito obrigada ! você sabe como isso significa pra mim !

    Te amo muiiiito, Cá.
    Super beijo e sucesso com o blog !

    ResponderExcluir